O que é BCAA e para que serve?

MAS O QUE É BCAA E PARA QUE SERVE? O que é BCAA? Resumidamente, o BCAA é uma fonte...

Suplemento - 3 de abril de 2022
O que é BCAA e para que serve?



MAS O QUE É BCAA E PARA QUE SERVE?

O que é BCAA?
Resumidamente, o BCAA é uma fonte de aminoácidos em cadeia ramificada. Ele é uma das principais fontes de nitrogênio, pois é usado na síntese de glutamina e alanina.

A glutamina é uma das mais importantes na hora de praticar exercícios físicos, já que modula a ativação de proteínas de estresse. Essa substância também ajuda nas funções do sistema imunológico e a combater elementos que podem ser nocivos durante o treino. A glutamina está presente em nosso organismo oferecendo nutrientes para a via de síntese energética. Com o BCAA, seu organismo funciona melhor e ainda tem energia para praticar a sua série de exercícios.

BCAA é a sigla em inglês para (Branched-Chain Amino Acids), que, em uma tradução literal, significa aminoácidos de cadeia ramificada. Essa cadeia é formada pela combinação de três aminoácidos, sendo eles a leucina, a isoleucina e a valina.

Explicando o que é BCAA
O BCAA é um suplemento de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, composto por isoleucina, leucina e valina. O seu consumo é importante para garantir a quantidade adequada dos nutrientes na dieta e obter melhor síntese e absorção de outros aminoácidos, como glutamina e alanina.

Afinal o BCAA serve para que?
O BCAA oferece diversos benefícios para o corpo humano, pois os aminoácidos são microestruturas orgânicas com funções fundamentais no processo de construção e manutenção dos tecidos, especialmente o muscular. Cada aminoácido possui benefícios diferentes, que associados resultam positivamente na regulação dos processos metabólicos, formação de enzimas, anticorpos e são utilizados pelos músculos em atividades físicas intensas.

Quais os tipos de BCAA?
O suplemento BCAA pode ser encontrado em pó, cápsula, comprimido e líquido, sendo todas as fórmulas produzidas com a mesma estrutura molecular de ingredientes veganos. Além disso, os benefícios do BCAA são os mesmos para qualquer tipo de produto, levando em consideração as especificações de cada um.

Sempre pesquise sobre produtos de qualidade e aprovados em testes rigorosos, como BCAA 10:1:1, BCAA 5:1:1 e BCAA 2:1:1. A diferença entre eles está na quantidade de nutrientes oferecidos em cada um, como na versão 10:1:1, que é composta por 10 partes de leucina para 1 parte de isoleucina e 1 parte de valina.

Qualquer um pode e como tomar BCAA?
O consumo pode ser feito por qualquer pessoa saudável, lembrando que a dose é muito importante, se consumido em altas doses, BCAA pode sim fazer mal e até mesmo causar um efeito colateral. Sempre recomendamos que consulte um médico ou nutricionista antes do consumo de qualquer suplemento alimentar.

Você pode tomar BCAA 30 minutos antes e 30 minutos após o treinamento, para que seu exercício seja mais energético e reduza o impacto do catabolismo após o exercício. A dose diária recomendada de BCAA é de 0,20 g / kg. Para uma pessoa de 70 kg, isso significa consumir 14 gramas de suplementos por dia. Ou pelo menos 5-10 gramas de cada vez.

Lembrando também que esses 3 aminoácidos que formam os BCAAs, também estão presentes na Whey Protein, mas é importante pontuar que os aminoácidos são absorvidos de maneira diferente nos dois suplementos. Embora possa demorar várias horas para os aminoácidos do Whey Protein atingirem os músculos, os suplementos de BCAA são metabolizados mais rapidamente e podem ser fornecidos às células em um período mais curto de tempo.

BCAA engorda?
O BCAA não engorda, porque é uma junção de aminoácidos, como regra promove a produção de proteínas e consequentemente músculos, ajudando a aumentar a massa corporal magra e a reduzir a gordura corporal. Isso não quer dizer que o uso de BCAA emagrece, mas é um aliado ideal para uma dieta equilibrada e exercício físico, que podem atingir um aumento da massa corporal magra e reduzir a gordura. No entanto, como tudo na vida, o excesso pode causar efeitos indesejados.

Então BCAA emagrece?
Não de forma direta, mas BCAA pode sim, ajudar no emagrecimento. Em um estudo publicado no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva em 2009, os participantes receberam oito semanas de treinamento de resistência física. Alguns voluntários receberam suplementos de BCAA, enquanto o restante não usou aminoácidos. No final do estudo, os participantes que tomaram BCAA aumentaram a massa muscular e consequentemente ajudou na perda de gordura e emagrecimento corporal em comparação ao grupo controle.

BCAA prejudica o fígado e sobrecarrega os rins?
Normalmente é feito a relação entre os aminoácidos e o alto consumo de proteínas e os problemas renais deve-se ao fato de o rim ser responsável por eliminar os subprodutos do metabolismo proteico, amônia e uréia, que têm atraído atenção. No entanto, não se aplica a pessoas saudáveis ​sem nenhum histórico de complicações renais, não há evidências científicas de que a alta ingestão de proteínas possa danificar os rins e muito menos aminoácidos que formam a proteína.

BCAA faz mal para o estomago?
Mais uma vez, não há evidências de que o BCAA cause problemas estomacais. Portanto, podemos imaginar que os relatos de complicações gastrointestinais causadas por suplementos realmente tenham outra explicação. Muitas pessoas consomem BCAA junto com Whey após o treinamento, e Whey Protein contém lactose, e pode causar problemas para pessoas intolerantes, a recomendação seria o consumo de Whey Zero Lactose.

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.