O que é whey protein?

Whey Protein é geralmente consumido por pessoas que praticam atividades físicas para manter ou ganhar massa muscular, mas o...

Suplemento - 25 de março de 2022
O que é whey protein?



Whey Protein é geralmente consumido por pessoas que praticam atividades físicas para manter ou ganhar massa muscular, mas o suplemento tem outros benefícios.

Quem gosta de praticar exercícios, sobretudo em academias, provavelmente conhece o Whey Protein.
O suplemento alimentar é utilizado para promover a síntese de proteínas musculares e o aumento da massa muscular magra, quando utilizado em paralelo às atividades físicas de força e resistência.

O Whey Protein é geralmente utilizado como um suplemento por pessoas que praticam esportes.

O que é Whey Protein?
Whey Protein é um suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite, composta principalmente por alfa-globulina e beta-globulina. O produto possui aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos pelo corpo, substâncias que participam de forma ativa na construção de tecidos e músculos. Para ser consumido, o Whey Protein passa por um processo de industrialização que dá a consistência de pó!

Como o seu gosto próprio não é lá muito saboroso, costuma-se adicionar sabores como: chocolate, baunilha ou morango. Antes de consumir um produto que contém Whey Protein, é importante ler a lista de ingredientes as quantidades de açúcar refinado presente.

Para que serve o Whey Protein?
Exercícios: Segundo a Mayo Clinic, nos Estados Unidos, algumas evidências sugerem que o consumo de proteína do soro de leite aumenta a força e a massa muscular quando parte de um treinamento muscular.
A proteína do leite também pode ser eficaz para ajudar a recuperação muscular após exercícios intensos.
Em um estudo feito por pesquisadores americanos, publicado em 2008 na revista científica Nutrition & Metabolismo, 158 participantes divididos em dois grupos receberam Whey Protein. A pesquisa concluiu que os participantes que receberam o alimentos perderam mais peso e preservaram mais massa muscular, em comparação aos que não o receberam.

Nutrição: A proteína do soro de leite pode ajudar no ganho de peso em pessoas desnutridas ou com problemas para ganhar e manter peso, como adultos idosos ou portadores de HIV. Um estudo feito pelo Hospital Geral de Montreal e pela Universidade de McGill no Canadá, concluiu que pacientes que receberam Whey Protein apresentaram menor perda de peso.

Cicatrização de feridas: Também segundo a Mayo Clinic, a proteína do soro de leite pode beneficiar pessoas que se recuperam de queimaduras ou que possuem feridas crônicas, como as causadas por diabetes.

Redução do colesterol: Em um estudo publicados no British Journal of Nutrition, feito por pesquisadores australianos em 2010, 70 participantes acima do peso receberam Whey Protein por 12 semanas e eles concluíram que houve diminuição significativa do colesterol após o fim da pesquisa.

Pressão sanguínea e doenças cardiovasculares: Uma pesquisa publicada em 2010, feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que bebidas suplementadas com Whey Protein reduziram a pressão sanguínea em pacientes com hipertensão. Portanto, os riscos de desenvolver ataques cardíacos e acidente vascular cerebral foram reduzidos.

Quais os tipos de Whey Protein?
Concentrado: Possui entre 70% e 80% de proteínas. Em geral, contém lactose e gordura e é mais saboroso.

Isolado: Possui cerca de 90% de proteínas ou mais. Por consequência, contém menos lactose, gordura e minerais.

Hidrolisado: Nesse caso, as proteínas são pré-digeridas para serem absorvidas mais rápido pelo corpo. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, provoca um aumento maior nos níveis de insulina do que o isolado.

O Whey Protein Concentrado é mais popular, principalmente por ser mais saboroso e acessível. Para entender qual é a melhor opção para as suas necessidades e objetivos, consulte um especialista (médico).

Como tomar Whey Protein?
O Whey Protein pode ser misturado à água ou ao leite e consumido como líquido, ou adicionado a iogurtes, cookies, bolos ou cereais.

Lembre-se que, em relação ao Whey Protein, as instruções variam de acordo com os seus objetivos e necessidades. Se você pratica exercícios, também irá variar de acordo com o tipo de treino e intensidade. Programas de treinamento intensos que causam danos teciduais, por exemplo, exigem o consumo de uma determinada quantidade de proteína para reparar esses tecidos.

Um nutricionista pode indicar se é mais indicado tomá-lo após o treino ou é possível consumir em qualquer horário do dia.

Importante reforçar que o Whey Protein é um suplemento, portanto, não anula a importância de consumir proteína regularmente na dieta. Além disso, também é preciso ficar atento ao consumo adequado de proteínas, pois quando ingerida em excesso pode causar danos aos rins. Por isso, nunca utilize um suplemento proteico sem recomendação médica, principalmente se você já tem problemas renais (pedras no rim).

A quantidade a ser consumida, a frequência e quando consumir devem ser orientados por um profissional de saúde de acordo com as condições de saúde, objetivos e os hábitos da pessoa em questão.

Referências:
Medical News Today.
Mayo Clinic. Whey Protein.
Web Medical Team. Whey Protein.
Healthline. Whey Protein 101: The Ultimate Beginner’s Guide
Frestedt JL, Zenk JL, Kuskowski MA, Ward LS, Bastian ED.
A whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study. Nutr Metab (Lond). 2008;5:8. Published 2008 Mar 27
Bonous G, Baruchel S, Falutz J, Gold P.Whey proteins as a food supplement in HIV seropositive individuals. Departments of Surgery and Medicine, The Montreal General Hospital and McGill University, Montreal, Quebec. Pal S, Ellis V, Dhaliwal S. Effects of whey protein isolate on body composition, lipids, insulin and glucose in overweight and obese individuals. Fluegel SM, Shultz TD, Powers JR et al.Whey beverages decrease blood pressure in prehypertensive and hypertensive young men and women. International Dairy Journal, Volume 20, Issue 11, November 2010.

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.