Saude mental: saude mental durante a pandemia

De acordo com a OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz...

Suplemento - 26 de maio de 2022
Saude mental: saude mental durante a pandemia



De acordo com a OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de lidar com as normais frustrações e estresses da vida, trabalhar produtivamente, construir relacionamentos saudáveis, participar plenamente na comunidade e realizar seus sonhos

A saúde mental é altamente influenciada pelo contexto social e econômico. Fatores como pobreza, desemprego, violência e exclusão social podem levar ao aumento do estresse e do risco de doenças mentais. A pandemia de COVID-está contribuindo para um aumento da tensão e do estresse entre as pessoas. Estudos revelam que as pessoas estão preocupadas com seus entes queridos, com a possibilidade de contrair a doença e com os efeitos da pandemia sobre a economia. As pessoas também estão se sentindo ansiosas devido à incerteza sobre o futuro. A ansiedade é uma emoção natural diante da ameaça ou da incerteza. No entanto, quando a ansiedade se torna crônica, ela pode levar ao desenvolvimento de doenças mentais, como a depressão.

A depressão é uma doença mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A depressão é caracterizada por sentimentos de tristeza, desesperança, baixa autoestima, culpa, ansiedade e inutilidade. A depressão pode levar à perda de interesse nas atividades normais, à apatia, à perda de peso ou ao ganho de peso, ao insônia ou ao sono excessivo, à falta de concentração e à diminuição da memória. A pandemia de COVID-tem contribuído para o aumento da incidência de depressão. Os pacientes estão sendo hospitalizados, isolados e privados de seus entes queridos. Muitos estão sofrendo com a ansiedade e a depressão.

Os profissionais de saúde mental estão trabalhando arduamente para lidar com o aumento da demanda por tratamento. No entanto, muitos pacientes estão sendo deixados de lado devido à escassez de recursos. A pandemia de COVID-é um importante teste para a saúde mental da humanidade. Os profissionais de saúde mental estão se preparando para lidar com o aumento da demanda por tratamento. No entanto, as pessoas devem também se preparar para lidar com o estresse e a ansiedade gerados pela pandemia. Elas devem participar de atividades relaxantes, como meditação, ioga e caminhada, e seguir um estilo de vida saudável.

A saúde mental é um conceito amplo que abrange a saúde emocional e mental. É um estado de bem-estar em que as pessoas podem realizar suas atividades diárias de forma satisfatória e com eficiência. A saúde mental é importante para todos, pois é ela que nos permite lidar com as situações cotidianas de forma equilibrada. Em tempos de pandemia, a saúde mental é ainda mais importante, pois é ela que nos permite enfrentar a situação com coragem e tranquilidade. É importante manter a saúde mental em tempo de pandemia para que possamos proteger nossa saúde física e psicológica.

O Artigo de Saúde Mental Pós-Pandemia
Durante a pandemia de gripe de a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou para o aumento do estresse e da ansiedade entre a população. Um estudo publicado na revista “Epidemiologic Reviews” logo após o pico da pandemia encontrou evidências de que a gripe teve um impacto significativo na saúde mental de adultos em todo o mundo. Os pesquisadores analisaram dados de estudos conduzidos em países diferentes. Os estudos avaliaram o impacto da gripe em diversos aspectos da saúde mental, incluindo a depressão, a ansiedade, o estresse pós-traumático e os problemas de sono. Os resultados mostraram que a gripe aumentou o risco de depressão em 11%, o risco de ansiedade em e o risco de estresse pós-traumático em 33%.

A gripe também aumentou o risco de problemas de sono em 41%. Os pesquisadores concluíram que a pandemia de gripe de teve um impacto significativo na saúde mental de adultos em todo o mundo. Apesar de esse estudo ter sido publicado há alguns anos, seu impacto ainda é relevante. A pandemia de coronavírus (COVID-tem gerado ansiedade e estresse em milhões de pessoas em todo o mundo. A OMS já estabeleceu como um dos objetivos da resposta à pandemia a promoção da saúde mental de todas as pessoas afetadas.

O que significa saúde mental?
A saúde mental é um estado de bem-estar em que a pessoa se sente capaz de realizar as atividades diárias de forma satisfatória e com energia. A saúde mental inclui a felicidade, a satisfação, a auto-estima, a autoconsciência e a capacidade de gerir emoções. A saúde mental não se resume apenas à ausência de doenças ou transtornos mentais. É um estado de bem-estar em que a pessoa se sente confiante, capaz de enfrentar os desafios da vida cotidiana e satisfeita consigo mesma.

O que causa a saúde mental?
A saúde mental é influenciada por diversos fatores, incluindo a genética, o ambiente, as experiências de vida e os transtornos mentais. Os fatores de risco para a saúde mental incluem o estresse pós-traumático, a ansiedade, a depressão, a violência doméstica, o abuso de substâncias e os problemas de relacionamento. A saúde mental também pode ser afetada por doenças físicas, como a gripe, o câncer e a doença de Parkinson. Os medicamentos também podem afetar a saúde mental, assim como o consumo de álcool e drogas.

O que é a ansiedade?
A ansiedade é um sentimento de medo ou apreensão que pode ser associado à expectativa de um evento negativo ou à percepção de que algo ruim possa acontecer. A ansiedade é normalmente causada pelo estresse e é caracterizada por sintomas físicos, como aumento do batimento cardíaco, sudorese, tremores e dor de cabeça. A ansiedade também pode causar sintomas psicológicos, como medo, insegurança, irritabilidade e preocupação. A ansiedade crônica pode levar à depressão e a outros problemas de saúde mental.

O que é o estresse?
O estresse é uma resposta física e emocional a um evento ou situação estressante. O estresse pode ser gerado pelo trabalho, pelos problemas de relacionamento, pelo estresse pós-traumático ou por doenças físicas. O estresse gera uma resposta de luta ou fuga, que prepara o corpo para enfrentar um perigo. A resposta de luta ou fuga é caracterizada por aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, da sudorese e da resposta imune. O estresse crônico pode levar ao aparecimento de doenças psicológicas, como a ansiedade e a depressão, e a doenças físicas, como a hipertensão, a obesidade e o infarto do miocárdio.

O que é a depressão?
A depressão é um transtorno mental caracterizado por sentimentos de tristeza, desesperança, inutilidade e culpa. A depressão pode levar à perda de interesse nas atividades normais, à diminuição do apetite e do peso, ao insônia ou ao sono excessivo, à agitação ou à apatia e à redução da concentração. A depressão pode ser leve, moderada ou grave e pode levar à morte se não for tratada. A depressão crônica pode levar à ansiedade e a outros problemas de saúde mental.

Como a saúde mental pode ser afetada pela pandemia de coronavírus?
A ansiedade e o estresse podem ser gerados pelo medo de contrair o vírus, de ser infectado ou de transmitir o vírus para outras pessoas. O estresse também pode ser gerado pelo medo da morte ou da perda de um ente querido. A depressão pode ser gerada pela sensação de impotência diante da pandemia, pelo medo de ficar doente ou de morrer, pela perda de emprego ou de fonte de renda, pelo isolamento social ou pela morte de um ente querido.

O que é preciso fazer para manter a saúde mental durante a pandemia de coronavírus?
É importante manter uma atitude de otimismo e esperança diante da pandemia de coronavírus. É também importante seguir as recomendações da OMS para reduzir o estresse e a ansiedade, como lavar as mãos frequentemente, seguir as recomendações da autoridade de saúde local, evitar aglomerações e manter uma alimentação saudável e equilibrada. É importante também ter um bom relacionamento com os entes queridos e seguir um programa de atividades físicas para reduzir o estresse. É importante buscar ajuda psicológica se os sintomas da ansiedade ou da depressão persistirem.

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.