Saúde mental

A saúde mental é um aspecto importante da saúde em geral De acordo com a OMS (Organização Mundial de...

Suplemento - 6 de maio de 2022
Saúde mental



A saúde mental é um aspecto importante da saúde em geral

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), “a saúde mental é um estado de bem-estar em que a pessoa é capaz de lidar com as tenciones normais da vida, trabalhar produtivamente, contribuir para a sua comunidade e se relacionar de forma satisfatória com os outros”.

No entanto, muitas pessoas não têm essa percepção da saúde mental. Segundo a OMS, “cerca de um quarto da população mundial sofre de problemas de saúde mental. Estes problemas constituem a principal causa de incapacidade laborativa nos países em desenvolvimento e estão entre as dez principais causas de morte na maioria dos países”.

Além dos problemas de saúde mental, as pessoas também enfrentam problemas de saúde física. Segundo a OMS, “poucas pessoas sabem que as duas formas de saúde estão ligadas. Os problemas de saúde mental podem afetar a saúde física de uma pessoa, assim como os problemas de saúde física podem afetar a saúde mental. Por exemplo, a doença pode levar à depressão ou o estresse pode aumentar o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco”.

Portanto, é importante cuidar da saúde mental e da saúde física.

A saúde mental é um tema que está em alta na atualidade. A cada dia, mais pessoas buscam tratamento para lidar com problemas como a ansiedade, a depressão e o estresse. Esses transtornos, que costumam afetar tanto adultos quanto crianças, podem levar à baixa da autoestima, à perda do controle da vida e até mesmo ao suicídio.

Apesar de ser um tema delicado, é importante falar sobre saúde mental. Muitas pessoas ainda têm vergonha de admitir que estão passando por um problema nesse sentido e acabam sofrendo em silêncio. É preciso quebrar esse tabu e falar sobre saúde mental abertamente.

Uma das formas de lidar com a saúde mental é buscar ajuda profissional. Muitas pessoas ainda têm preconceito contra psicólogos e psiquiatras, mas é preciso lembrar que esses profissionais são treinados para lidar com esse tipo de problema.

Existem diversos tipos de tratamento para a saúde mental. Alguns são baseados na medicina, outros na psicologia. O tratamento mais adequado vai depender do problema apresentado pela pessoa.

É importante lembrar que a saúde mental é um aspecto importante da vida de qualquer pessoa. Se você está passando por um problema nesse sentido, não se sinta sozinho. Procure ajuda profissional e busque recuperar a sua saúde mental.

Introdução
A saúde mental é um assunto delicado. Poucas pessoas estão à vontade para falar sobre isso, mesmo que sejam fontes de conhecimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “uma mente saudável é um fator crítico para a saúde e o bem-estar de indivíduos, famílias e comunidades”.

Desde a Antiguidade, já se sabe que a saúde mental é importante. No entanto, a percepção sobre o que é saúde mental não é unânime. Para uns, a saúde mental é sinônimo de bem-estar emocional. Para outros, é a ausência de doença mental.

A OMS defende uma definição mais ampla, que abarca tanto a ausência de doença quanto o bem-estar emocional. Segundo a organização, saúde mental é “a capacidade de um indivíduo de levar uma vida produtiva e satisfatória, em que as necessidades básicas para o seu bem-estar estejam sendo atendidas”.

No Brasil, a Lei 10.de reconhece a saúde mental como um direito da população. De acordo com a lei, todos os cidadãos têm o direito de receber tratamento adequado para problemas de saúde mental.

Desenvolvimento
A saúde mental é um grande desafio para as autoridades de saúde em todo o mundo. Segundo a OMS, nove em cada dez pessoas que sofrem de doenças mentais nunca recebem tratamento. Essa realidade se deve, em parte, à falta de conscientização da sociedade sobre a saúde mental.

A maioria das pessoas ainda acredita que os problemas de saúde mental são sinônimos de doença mental. Muitas vezes, as pessoas que sofrem de problemas de saúde mental escondem sua condição, pois têm vergonha ou medo do preconceito.

A saúde mental é um assunto complexo, pois envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais. O diagnóstico de uma doença mental, por si só, não é suficiente para garantir o retorno à saúde.

É necessário trabalhar nos três pilares da saúde mental:

  • Bem-estar físico: a saúde mental está ligada ao bem-estar físico. Um indivíduo saudável tem um corpo forte e saudável.
  • Bem-estar emocional: um indivíduo saudável tem sentimentos positivos e é capaz de lidar com as emoções negativas.
  • Bem-estar social: um indivíduo saudável tem uma rede de apoio social e é capaz de interagir de forma positiva com a sociedade.

A saúde mental é, portanto, um estado de completo bem-estar físico, emocional e social.

Conclusão
A saúde mental é um assunto importante, que ainda precisa ser mais bem compreendido pela sociedade. É necessário conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e os problemas que podem estar ligados a ela.

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.