Alongamento de ombros: alongamento de ombros puxando para frente

Alongamento de ombros Eleve o seu braço esquerdo mantendo à altura do ombro, mas apontado para a frente. Logo...

Suplemento - 15 de junho de 2022
Alongamento de ombros: alongamento de ombros puxando para frente



Alongamento de ombros

Eleve o seu braço esquerdo mantendo à altura do ombro, mas apontado para a frente. Logo em seguida, use sua mão direita para pegar e puxar o braço esquerdo na direção do peito, mantendo pressionado por 20 segundos. Em seguida execute o mesmo movimento com o outro braço. Antes e depois dos movimentos esses alongamentos serão importantes para o desenvolvimento equilibrado e saudável dos músculos dos ombros. O ombro é uma articulação dificil que é responsável pela finalização de cinco pares de exercícios, sendo eles flexão/extensão, abdução,adução, rotação externa,interna, retração,protração e elevaçã,depressão.

Porém o exercício funcionais, os exercícios de retração/protração e elevação/depressão são essenciais para a estabilização da articulação estando a grande maioria dos músculos responsáveis por essa estabilização situados na porção posterior da articulação. Devido a essa maneira estabilizadora é essencial prevenir a falta de elasticidade dos músculos que fazem parte desse complexo articular por menira a minimizar lesões e espasmos musculares que são problemas diagnosticados com frequência. O mecanismo de lesão começa com o encurtamento dos músculos envolvidos num decidido exercício o que vai provocar um alongamento excessivo compensatório nos músculos que executam o exercício oposto aos músculos anteriormente referidos (músculos antagonistas).

Assim, falando como exemplo os músculos peitorais, se esse estiver encurtados (com falta de elasticidade) vão portanto promover o alongamento compensatório dos músculos da parte superior das costas, que por estarem em constante alongamento vão sofrer uma redução da sua tonicidade e assim uma diminuição drástica da sua força. Para recuperar a tonicidade perdida é imporante trabalhar a força de contração dos músculos da parte superior das costas por maneira a ultrapassar a força de contracção dos músculos peitorais. Poranto sendo, os músculos do peito passarão a alongar em vez de estarem em permanente contração e por outro lado os músculos da parte superior das costas terão uma grande capacidade de suportar o alongamento dos seus ligamentos e tendões de uma maneira mais saudável .

Para que essa compensação de força nos músculos peitorais não seja excessiva e começe assim um ciclo vicioso de contracção/alongamento dos músculos da parte superior das costas, a melhor menira de prevenção é alongar os músculos de ambos os grupos musculares antes e depois dos movimentos de fitness por maneira a encontrar o equilíbrio. Em suma, o alongamento antes e depois do treino, para além de cresçer a flexibilidade muscular e a sua força, permite ainda prevenir o seu encurtamento. Passamos a enunciar os alongamentos que poderá finalizar para cumprir os focos primordiais para o desenvolvimento equilibrado e saudável deste grupo muscular.

Os alongamentos estão classificados conforme a função de exercíco desempenhada pelos músculos.

Flexão
Coloque de pé, perpendicularmente a uma parede, com os apoios à largura dos ombros e um pé posicionado de maneira levemente mais à frente do outro. Os braços ao nível do ombro, em extensão, pegue e coloque a palma da mão na parede, com o polegar para cima e incline o tronco para a frente. Mantendo o alongamento por 20 segundos. Mantenha os cotovelos trancados e a coluna direita. Quanto mais ficar inclinado para frente e estiver o pé dianteiro em relação à posição do alinhamento da mão na parede, maior sera o alongamento.

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.