Granola fitness receita

Granola fitness receita Preparada a partir de uma mistura de grãos e cereais integrais, sementes oleaginosas e frutas secas,...

Luiz Paixão - 26 de outubro de 2022




Granola fitness receita

Preparada a partir de uma mistura de grãos e cereais integrais, sementes oleaginosas e frutas secas, a granola é rica em fibras e nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, sendo assim uma excelente opção para compor um cardápio saudável.

A composição nutricional e os benefícios da granola variam conforme os alimentos usados como ingredientes na receita, mas, em geral, trata-se de um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem o consome. Sendo assim, está mais que comprovado que a granola é um alimento cheio de propriedades interessantes para a nossa saúde.

A seguir, conheça os principais benefícios da granola:

1. Estimula o bom funcionamento intestinal

Os grãos e cereais integrais, as sementes oleaginosas e as frutas desidratadas que fazem parte da granola são excelentes fornecedores de fibras. Embora não sejam absorvidas pelo organismo, elas são indispensáveis para uma boa saúde.

Um dos mais importantes benefícios da granola é a sua contribuição para o funcionamento do intestino, pois as fibras estimulam o trânsito intestinal e a eliminação dos resíduos tóxicos. Assim, quando consumida com bastante líquido, ela ajuda a prevenir e a combater a prisão de ventre.

2. Contribui para a prevenção e o controle da diabetes 

A ingestão regular de alimentos ricos em fibras, como a granola, está associada à redução do risco do desenvolvimento da diabetes e a um maior controle da doença quando ela já está instalada. Isso acontece porque as fibras reduzem a velocidade de absorção do açúcar proveniente dos alimentos, evitando o chamado pico glicêmico (quando as taxas de glicose no sangue ficam muito elevadas depois de uma refeição).

3.  Favorece a perda de peso

A granola não é exatamente um alimento com baixo valor calórico (são cerca de 160 kcal em uma porção de 40 gramas, equivalente a meia xícara). Porém, quando consumida com moderação, ela pode sim contribuir para o emagrecimento.

Esse efeito se deve à presença das fibras solúveis, que absorvem água, formam um gel e se expandem quando chegam ao estômago. Com isso, a granola retarda o esvaziamento gástrico e prolonga a saciedade, evitando as “beliscadas” entre as refeições e favorecendo a perda de peso.

4. Auxilia na redução do colesterol ruim

Assim como as fibras reduzem a absorção da glicose, elas também diminuem a taxa de absorção das gorduras e favorecem a sua eliminação, especialmente quando se trata do colesterol ruim (LDL).

Na granola, esse efeito é potencializado pela presença de castanhas, soja, chia e linhaça, entre outras sementes oleaginosas, que contêm ácidos graxos conhecidos como gorduras boas por auxiliar a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo.

5. Ajuda na prevenção do câncer

Os benefícios da granola também incluem a redução do risco de desenvolver vários tipos de câncer, como câncer de mama, estômago, pâncreas, intestino e próstata, entre outros. Essa propriedade se deve à presença de vitaminas, minerais e outras substâncias antioxidantes, como as vitaminas do complexo B, a vitamina E, o manganês e o ômega 3, que combatem os danos celulares causados pelos radicais livres.

No caso do câncer de intestino ou câncer colorretal, a prevenção é reforçada pelas fibras da granola. Além de facilitar o trânsito intestinal e evitar o crescimento de pólipos (que podem favorecer o surgimento de tumores), as fibras inibem a multiplicação das bactérias ruins, que produzem substâncias tóxicas e potencialmente cancerígenas.

6. Protege a saúde do coração e dos vasos sanguíneos

Doenças e problemas cardiovasculares como aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias), acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) e infarto estão entre as principais causas de morte no mundo todo.

Alguns dos principais fatores de risco para esses problemas incluem hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia (colesterol alto). A boa notícia é que o consumo regular de granola pode ajudar a combatê-los devido à presença de ingredientes ricos em fibras provenientes dos cereais e farelos e em substâncias antioxidantes, como o ômega 3 presente nas castanhas.

7. Previne doenças que afetam o sistema nervoso

As vitaminas do complexo B presentes na granola participam da formação da bainha de mielina, a membrana que protege os neurônios e permite a transmissão das mensagens entre eles. Esses micronutrientes também são necessários para que o cérebro consiga utilizar a energia para realizar suas funções.

8. Fornece energia para as atividades do cotidiano

A granola contém diversos micronutrientes necessários para o bom funcionamento de todo o organismo, por isso o seu consumo regular oferece mais energia e vigor para realizar as atividades do dia a dia.

O teor de cada micronutriente varia conforme a composição da granola, mas, de modo geral, ela fornece minerais como ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio e vitaminas como B1, B2, B3, B6, B7 e E. Além de fortalecer a imunidade, essas substâncias são necessárias para a ocorrência das reações bioquímicas que compõem o metabolismo.

Agora que você  já está por dentro de todos os benefícios da granola, aproveite para colocar a mão na massa e preparar a nossa receita 100% natural de granola fitness receita que selecionamos para você:

1. Receita de granola fitness low carb

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de castanhas-do-pará;
  • 1/2 xícara de castanhas-de-caju;
  • 1/2 xícara de avelã;
  • 1/2 xícara de amendoim;
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada;
  • 1/4 de coco natural;
  • 4 colheres de óleo de coco;
  • adoçante a gosto;
  • frutas secas.

Modo de preparo:

  1. Pique as castanhas, avelã e amendoim.
  2. Misture todos os ingredientes em uma assadeira e adicione óleo de coco e adoçante a gosto.
  3. Espalhe bem.
  4. Leve para assar em forno médio até dourar e ficar crocante.
  5. Cuidado para não queimar.
  6. Retire, espere esfriar e sirva como iogurte ou como preferir.

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.