Torta fitness de carne moída

Torta fitness de carne moída A torta salgada é um prato que agrada quase todo mundo, não é mesmo?...

Luiz Paixão - 25 de outubro de 2022




Torta fitness de carne moída

A torta salgada é um prato que agrada quase todo mundo, não é mesmo? A torta é tão versátil que tendo uma massa como base, você pode rechear com o que a criatividade permitir! Se você quer uma versão fitness, você pode fazer uma torta só de legumes, se você quer uma versão proteica, pode optar por algum recheio de peixe, frango ou carne vermelha.

Disponibilizamos uma excelente sugestão de torta fitness de carne moída para você preparar, podendo utilizar carne moída magra (o patinho é uma ótima opção), ou usar como inspiração nordestina a carne seca ou a carne de sol, muito usada também no Rio Grande do Sul no preparo de diversas receitas. 

Cinco motivos para ingerir proteína: 

1. Produzir massa muscular

As proteínas são nutrientes essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas em alimentos de origem animal, como carne, frango e ovos.

2. Produzir anticorpos

Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções.

3. Manter pele e cabelos saudáveis

As proteínas são as responsáveis por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e marcas de expressão. Além disso, a queratina, principal componente dos cabelos, também é uma proteína, e por isso cabelos saudáveis precisam desse nutriente.

4. Equilibrar os hormônios

Os hormônios também são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente. Problemas como a Síndrome dos Ovários Policísticos, estresse ou ansiedade podem ser causados por alterações hormonais, e uma alimentação equilibrada é essencial para melhorar os sintomas e tratar as doenças.

5. Manter um bom sistema nervoso

Os neurotransmissores como adrenalina e acetilcolina são feitos de proteínas, e são os responsáveis por transmitirem os impulsos nervosos que geram os pensamentos, as emoções e os comandos que fazem todo o organismo se movimentar e funcionar adequadamente.

A seguir a nossa tão esperada receita de torta fitness de carne moída:

Ingredientes:

  • 3 batatas grandes descascadas e cozidas;
  • 2 cenouras grandes descascadas e cozidas;
  • 3 mandioquinhas grandes descascadas e cozidas;
  • 1 abobrinha italiana lavada e picada em cubinhos;
  • 10 buquês de brócolis picados;
  • 500g de carne bovina magra moída;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 1/2 xícara de farinha com fermento;
  • 4 ovos levemente batidos;
  • 2 colheres de sopa de requeijão light;
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol;
  • 4 colheres de sopa de salsa fresca picada;
  • 1 pitada de curry;
  • pimenta a gosto;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. Corte as batatas, as cenouras e as mandioquinhas descascadas em cubos e leve para cozinhar até estar bem macia.
  2. Amasse ainda quente com um garfo.
  3. Coloque em uma tigela. 
  4. Misture a farinha e os ovos e mexa delicadamente até formar um purê, tempere com pimenta e sal.
  5. Em uma panela em fogo alto refogue a carne moída com a cebola, o alho e o curry em uma colher de sopa de óleo de girassol até a carne dourar e secar bem.
  6. Tempere com sal e reserve.
  7. Em outra panela com óleo de girassol refogue rapidamente a abobrinha picada e o brócolis.
  8. Desligue e reserve.
  9. Cubra uma assadeira com papel manteiga untada com óleo vegetal.
  10.  Forre o fundo da assadeira com metade desta mistura de legumes e na outra metade que sobrou na tigela incorpore as abobrinhas refogadas com o brócolis, o requeijão cremoso e a salsa picada.
  11. Faça uma camada de carne moída refogada sobre a camada de legumes da assadeira e depois cubra com a outra parte que ficou na tigela.
  12. Leve ao forno pré-aquecido em 210° por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Sirva!

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.