Pilates na Funcionalidade do Joelho: pilates na funcionalidade do joelho como fazer

Pilates na Funcionalidade do Joelho Provavelmente bastantes instrutores recebem em seus estúdios pessoas com dores ou lesões no joelho,...

Suplemento - 10 de junho de 2022
Pilates na Funcionalidade do Joelho: pilates na funcionalidade do joelho como fazer



Pilates na Funcionalidade do Joelho

Provavelmente bastantes instrutores recebem em seus estúdios pessoas com dores ou lesões no joelho, não é verdade? Por isso que estamos aqui hoje vamos falar um pouco sobre esta articulação e os benefícios do Pilates na reabilitação e cuidados com o joelho. Para que poça entender melhor como ocorrem as patologias no local, vamos ver a anatomia desta articulação. O joelho é amestrado pelos ossos fêmur, tíbia, fíbula e patela. Tem componentes passivos: ossos, ligamentos, cartilagem, menisco e Bursa; e componentes ativos: músculos e tendões. Ele ainda é responsável pelos exercício no plano sagital (flexão e extensão) e transversal (rotação medial e lateral) través de músculos bi articulares e uni articulares.

O essencial papel do joelho é produzir estabilidade!
Então para produzir estabilidade devemos apenas avigorar a musculatura que envolve a articulação do joelho? Talvez. Em vários casos, as lesões no joelho podem ser consequente da alteração de funcionalismo de outras articulações, como quadril ou tornozelo. Só observa em muitos outros casos a fraqueza do músculo glúteo, fraqueza e tensão no músculo pessoas e a alteração dos apoios plantares em indivíduos com lesão no joelho.

Lesões da Cartilagem (Degeneração):
Nesse modelo de lesão o cuidado grande deve ser com os ângulos trabalhados. Sabemos que em amplitudes máximas de extensão ou flexão, o joelho exerce grande pressão sobre a cartilagem, por isso movimentos que exijam força no compartimento anterior desta articulação devem ser evitados.

Movimentos em cadeia cinética fechada são bem aceitos por indivíduos com essa forma de lesão, já que este modelo de movimento melhora a congruência articular, auxiliando na lubrificação da articulação e fortalecimento da musculatura promovendo equilíbrio muscular.

Lesões Ligamentares:
Como já estamos sabendo, os ligamentos auxiliam na estabilização da articulação, limitando alguns exercício. Cada um deles irá determinar um modelo específico de exercício, podendo ser de flexão, extensão e rotações. Além dos ligamentos, o conjunto da musculatura também irá finalizar um trabalho de estabilização. Então, se temos um ligamento com lesão, o trabalho de fortalecimento muscular se torna muito mais muito essencial, principalmente nos casos onde o indivíduo tem frouxidão ligamentar.

Diante destas condições, devemos ter um cuidado imenso e essencial com as amplitudes finais de exercício, evitando extensões excessivas. Em indivíduos que não tem frouxidão ligamentar, o cuidado deve manter o mesmo, uma vez que em amplitudes finais ocorrerá grande estresse mecânico sobre um ligamento ineficaz. Movimentos de equilíbrio são bem-vindos quando está em fases mais pra frente mais avançadas, onde o praticante já tenha boa estabilidade desta articulação.

Lesões Meniscos
Sabendo que o menisco é responsável por consumir impacto, é preciso um trabalho de consciência corporal, fortalecendo a flexibilidade com fins de organização dos MsIs e otimização da musculatura com fins de redução de impacto nesta articulação. É essencial também nesses casos a manutenção do peso corporal. No entanto, movimentos na prancha de salto devem ser evitados. São indicados movimentos em cadeia cinética fechada, que favoreçam a funcionalidade desta articulação.

Vamos falar sobre movimentos funcionai
Pensando na funcionalidade dos joelhos, podemos ressaltar alguns exercícios funcionais do dia-a-dia onde ela está envolvida. Talvez o agachamento seja o principal deles, uma vez que é muito finalizado quando sentamos

Gostou do conteúdo acima? Então deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, isso ajuda a mantermos o Blog no ar e trazer mais informações de valor para vocês leitores e apreciadores de conteúdos relevantes e enriquecedores.